Velis CRM para a SUA distribuidora

Equipe de vendas Gestão de vendas
força de vendas

Força de vendas: a estratégia para automatizar seu trabalho

Empresas com força de vendas tem mais do que profissionais qualificados: possui estratégia e planejamento para enfrentar a concorrência e diferenciar-se no seu ramo de atuação.

Só que a transformação digital da qual somos testemunhas, atualmente, tem dado novos significados ao conceito. E muito disso se deve à automação de processos.

Por meio desse auxílio tecnológico, sua força de vendas ganha mais autonomia e poder analítico para antecipar demandas, criar insights inovadores e estreitar os laços com o seu público-alvo.

Quer ver, então, como seguir por esse caminho envolto em desenvolvimento para você fechar mais negócios? Siga com esta leitura!

Venda soluções

O primeiro passo que se obtém com a automação é a mudança de pensamento da sua equipe de vendedores. Eles não vendem mais produtos ou serviços, e tampouco devem se valer de um conhecimento decorado das características do que ele tem a oferecer.

Agora, eles vão vender soluções. E, para isso, sua força de vendas deve aprender mais a respeito do seu consumidor e, a partir disso, comparar essas informações aos seus produtos ou serviços.

Por exemplo: quem é o seu consumidor em potencial? Em que momento ele descobre que as suas soluções podem resolver o seu problema? Quando ele pode necessitar da sua força de vendas novamente?

Soluções de automação contribuem com a compilação desses dados, o que agrega aos seus profissionais mais capacidade analítica. Assim, eles podem abordar (ou serem abordados) e saberem, antecipadamente, exatamente qual argumento usar para criar uma proposta de vendas irresistível.

Construa uma jornada de compra

Com base no que discutimos acima, sua força de vendas pode valorizar ainda mais os processos automatizados quando ela tem desenhada a jornada de compra do consumidor.

Trata-se desse caminho percorrido entre o primeiro sintoma diagnosticado de que há algo errado, e a decisão de compra.

Por que isso importa para a sua força de vendas? Porque ajuda a elaborar diferentes discursos para cada etapa em que o seu público-alvo se encontrar.

Se ele ainda não sabe qual é o seu problema, o vendedor pode orientá-lo a respeito desse obstáculo até então invisível. Se ele já sabe qual é o desafio, mas desconhece as soluções, o discurso pode focar nas melhores alternativas do mercado. E por aí vai.

Com a automação, sua força de vendas se aproxima mais das necessidades e objetivos do consumidor. Os vendedores param de “empurrar soluções”, eles apenas ajudam a formular a melhor tomada de decisão.

Mapeie o fluxo de trabalho da sua força de vendas

Assim como você vai desenhar todo o processo de venda, por que não fazer o mesmo internamente? Isso ajuda a tornar sua equipe de vendas mais eficiente porque eles vão saber, exatamente, o que pode ocorrer e como proceder diante de qualquer situação.

Isso minimiza a ocorrência de imprevistos e agrega total flexibilidade e autonomia para os seus colaboradores serem mais precisos e assertivos — além de otimizar o tempo de trabalho.

Para tanto, você deve começar esse trabalho analisando detalhadamente todas as suas necessidades e objetivos — e, é claro, encontrar a melhor solução de automação para a sua força de vendas.

Quer saber por onde começar? Clique aqui e converse com um de nossos consultores para entender como uma solução desse tipo pode melhorar, continuamente, o trabalho dos seus vendedores!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.