Velis CRM para a SUA distribuidora

Gestão de vendas Sem categoria
insatisfação do cliente

Como antecipar e evitar a insatisfação do cliente?

Na maioria dos casos nós, empresas, só percebemos que perdemos o cliente quando já não estamos mais faturando para ele. E neste momento já é mais difícil reverter a situação.

Vivemos o momento em que chovem ferramentas tecnológicas que proporcionam formas de medir a satisfação e insatisfação do cliente. E toda tecnologia, com certeza, facilita identificar quando algo pode não estar no caminho certo. Mas será que é o suficiente?

Em uma pesquisa feita pela Harvard Business Review (bit.ly/2pZLhZi) sobre fidelidade dos clientes, “20% dos clientes que participaram da pesquisa e relataram estar “satisfeitos”, disseram que pretendiam abandonar a empresa em questão”.

 

Como evitar a insatisfação do cliente

Pensando nisso, levantamos 5 situações que de fato podem fidelizar o seu cliente.

1. Não priorize mimos e agrados. Primeiro, entenda e resolva o problema.

2. Esteja atento aos motivos e comportamento dos clientes que já te abandonaram. Isso permitirá prever e evitar possíveis cancelamentos futuros

3. Identifique o problema e a necessidade do seu cliente no momento da venda. Isso evitará que sejam vendidos produtos que ficarão parados no estoque, causando um problema ainda maior. Uma boa venda é feita ao ouvir e compreender todo o negócio do cliente.

4. Garanta que a ação de pós venda seja feita por toda empresa. Ter um time engajado para entregar o que o cliente precisa e atender com a mesma atenção e qualidade que o encantou no momento da venda é essencial para fidelização da sua carteira.

5. Ao resolver um problema, novas necessidades surgem. É importante ficar atento ao mercado e antecipar os novos problemas que o seu cliente terá. Essa antecipação te fará estar a frente dos demais e pronto para atender o mercado.

 

Agora nos conte: como você faz para atender bem seu cliente e evitar uma possível insatisfação? Deixe seu relato nos comentários.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.