Velis CRM para a SUA distribuidora

Gestão de vendas
pedido faturado

Pedido faturado: formas inteligentes de trabalhar na distribuidora

Quantas vezes a sua distribuidora já precisou cancelar um pedido faturado? Isso é comum e pode ter várias causas, como um engano na hora preencher um formulário, por exemplo. A pessoa que vai faturar também pode não compreender a anotação e passar os dados errados.  

Seja qual for o motivo, quando esse tipo de coisa acontece acaba atrasando a entrega e aumentando o trabalho da equipe. Afinal, se o processo for feito errado ele deverá ser refeito, para que o cliente seja atendido. O que fazer para evitar que isso acontece? 

O melhor caminho para garantir que o pedido faturado esteja correto é focar na automatização do processo de vendas. Conheça as vantagens. 

Automação reduz falhar no pedido faturado

Quando falamos em automação ou automatização, nos referimos a procedimentos adotados para deixar os processos mais eficientes. Eles são realizados com o uso de softwares ou sistemas, que ajudam a evitar falhas.

Dessa forma, para evitar erros em um pedido faturado, o processo de automação começa já com o vendedor. Ele passa a usar um aplicativo para anotar o pedido. Dessa forma, evita, por exemplo, a anotação de um código incorreto ou de alguém não entender algo que foi escrito.

Uma vez feito o pedido, uma cópia é enviada ao cliente na mesma hora. Assim, ele tem a certeza do que está comprando, pode conferir tudo e ainda observar os valores.

Isso ajuda a evitar informações desencontradas. Muitas vezes, o comprador acha que pediu um item, mas ele não está anotado na planilha do vendedor. Quando os produtos são entregues, o cliente pode se queixar e que pediu algo que não chegou.

Esse tipo de inconsistência prejudica o relacionamento entre a distribuidora e o lojista. Dessa forma, precisa ser evitado. Quando tudo é automatizado, não há como contestar. 

A pessoa poderá olhar tudo na hora, incluindo os valores, e avisar caso queira acrescentar algo. Dessa forma, ao ser transmitido o pedido, o cliente terá conferido e aceito. 

Consequentemente, o pedido faturado estará correto e não precisará ser refeito. Assim, irá melhorar o atendimento ao lojista, agilizar a entrega e diminuir as chances de erros. 

Minimiza gastos desnecessários

Se o pedido faturado estiver errado, a distribuidora vai ter prejuízos. Afinal, é caro separar os produtos, embalar e transportá-los até o comprador. Quando os itens entregues não são o que o lojista espera, todo o pedido volta e o processo deve ser completamente refeito.

Em distribuidoras automatizadas as chances de isso acontecer diminui, pois o cliente pôde conferir os valores e as quantidades de todos os itens, quando recebeu uma cópia. Além disso, evita também que haja troca de pedidos por engano.

Quando tudo é manual, às vezes pode acontecer de o pedido de um comprador ser faturado no nome de outro, por erro. A troca de formulários pode acontecer e comprometer todo o processo.

Isso não acontece quando há a automatização, já que todos os dados do pedido faturado são encontrados no sistema. A chance de trocar dados entre clientes é mínima. 

Dessa forma, ao investir em um software a distribuidora:

  • evita perdas financeiras;
  • agiliza a entrega de pedidos;
  • deixa os clientes mais satisfeitos;
  • facilita a rotina da equipe;
  • diminui erros em pedido faturado.

O que acha de investir na automatização da sua empresa? Temos o que você precisa. Fale com um consultor agora mesmo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.