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Pedido ok: o checklist fundamental de vendas externas

Antes de considerar o pedido ok, os seus vendedores carregam com eles um bom checklist que possa ajudá-los a conferir o negócio, checando se está tudo dentro do fluxo de trabalho?

Caso a sua resposta seja negativa, recomendamos fortemente que você siga com esta leitura!

Por mais que você tenha vendedores experientes, a rotina atribulada e uma série de outros fatores pode fazê-los deixar um detalhe passar despercebido. E, para proporcionar uma experiência infalível para os clientes e prospectos, o pedido ok é, no mínimo, essencial.

Portanto, confira a seguir um checklist que preparamos para você analisar e replicar para o dia a dia da sua empresa — respeitando as características do seu fluxo de trabalho. Boa leitura!

Checklist para manter o pedido ok em todas as oportunidades

Abaixo, montamos um rápido checklist para garantir um pedido ok em 100% das oportunidades de vendas geradas pelos seus representantes comerciais.

1. Análise de vendas

Coloque este primeiro ponto em seu checklist: uma espécie de orientação semanal (ou diária) com os valores obtidos no último registro realizado, bem como a meta da vez.

Assim, seus vendedores já sabem, antecipadamente, o que devem fazer para manterem-se na média de suas metas e, quem sabe, ultrapassá-las.

2. Organização do dia

Separe, aqui, o fluxo de trabalho da empresa. Por exemplo: divida todas as etapas do negócio neste ponto, para que o vendedor siga-as em ordem e possa conferi-las, após realizada uma venda, para certificar-se de que todos os aspectos foram devidamente realizados. Um exemplo disso:

  • registro do pedido do cliente;
  • envio para os departamentos responsáveis;
  • disparo de e-mails ou notificações para o cliente, deixando-o a par de que tudo está ocorrendo conforme o previsto;
  • acompanhamento do envio.

Isso vai variar de acordo com o fluxo de cada empresa. Mas vale como uma orientação geral a fim de inspirar você a utilizá-la com os seus vendedores.

3. Acompanhe a jornada de compra

Para um pedido ok, inclua no seu checklist a jornada de compra do seu público-alvo. Assim, o vendedor consegue monitorar o desenvolvimento dos prospectos de acordo com a etapa em que ele se encontra.

Por exemplo: inclua as ações correspondentes a cada etapa da jornada. Se o cliente ainda não está pronto para adquirir a solução, não adianta ligar ou enviar e-mails com ofertas.

Por sua vez, oriente o seu profissional a enviar materiais ricos que ajudem o consumidor em potencial em avançar na sua jornada de compra. Isso pode aumentar as vendas e, inclusive, contribuir com a gradual melhoria na relação com o cliente.

4. Pós-venda

Realizada — ou não — a venda, peça que seus vendedores entendam os motivos da recusa e se preparem para uma futura oportunidade de negócio.

Afinal de contas, a venda não termina com o pedido ok em seu registro: apenas abre espaço para uma nova janela de oportunidade em curto, médio ou longo prazo. Uma melhoria e tanto para a gestão de pedidos na sua empresa.

Quer saber como melhorar esse trabalho qualitativo com os seus vendedores? Então, aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e aprender tudo sobre os benefícios de investir em nossa solução!

 

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