Velis CRM para a SUA distribuidora

Equipe de vendas Gestão de vendas
vendas externas

Vendas externas: como otimizar seu tempo de trabalho

Quem trabalha com o gerenciamento de equipes de vendas externas sabe como ninguém o valor da expressão “tempo é dinheiro”. Trabalhar de maneira pouco organizada significa visitar menos clientes e, em última análise, fechar menos vendas.

Por isso, garantir que o tempo do seus colaboradores seja utilizado com inteligência é fundamental para gestores que buscam atingir a excelência nos seus resultados. Quer saber como fazer isso? Então acompanhe nossas dicas!

 

Vendas externas: 3 dicas para otimizar seu tempo

1. Invista em automação

Em se tratando de vendas externas, uma das maneiras mais eficientes de otimizar o tempo da sua equipe é mesmo investindo em automação. Ao apostar em um software CRM voltado para Indústrias e Distribuidores e que contam com uma força de vendas, você ganha acesso a uma série de funcionalidades que não só tornam o trabalho mais dinâmico como fazem toda a diferença no seu desempenho comercial.

Com esse tipo de ferramenta você pode, por exemplo, criar uma rota de visitas otimizada para a sua equipe, o que evita que os colaboradores percam um tempo que poderia ser utilizado para fechar negócios com deslocamentos desnecessários ou improdutivos.

Esse tipo de software também permite que você consulte o histórico das visitas anteriores, visualize quais clientes estão a mais tempo sem serem visitados e tenha acesso em tempo real às descrições e observações sobre cada visita realizada. 

A ferramenta também permite que você controle a presença da sua equipe em cada cliente e envia automaticamente um e-mail com o objetivo de avaliar o atendimento da sua força de vendas, o que garante que eventuais pontos de melhoria possam ser detectados rapidamente.

Além disso, é possível visualizar as visitas de cada um dos vendedores em um mapa e gerar relatórios que fornecem insights poderosos para que a abordagem a cada cliente seja realizada de maneira personalizada. Assim, sua equipe estará pronta para entender e suprir as demandas de cada consumidor, aumentando o desempenho de vendas e evitando insatisfações que possam provocar uma migração para a concorrência.

 

2. Defina metas e objetivos claros

Outra maneira importante de otimizar o tempo da sua equipe de vendas externas é realizando um planejamento que garanta a definição de metas e objetivos claros e possíveis de serem realizados.

Dessa maneira, cada colaborador da sua força de vendas terá ciência do que é esperado dele e poderá buscar as skills necessárias para atingi-lo. Mais uma vez, ferramentas de business intelligence se revelam fundamentais nesse processo, já que possibilitam que você faça uma análise do desempenho individual de cada vendedor, estabelecendo comparações diárias, semanais, mensais e anuais. 

Esse tipo de informação permite que você identifique precocemente eventuais problemas de desempenho e tome decisões estratégicas para saná-lo antes que eles possam oferecer consequências mais sérias para o faturamento da empresa.

 

3. Aposte na capacitação da equipe

Todas essas iniciativas para otimizar o tempo da sua equipe de vendas externas ganharão mais fôlego se você não abrir mão de apostar na capacitação do seu time. 

Desde a utilização do software de automação, até treinamentos voltados para vendas, é fundamental que os membros do time sintam-se não só confortáveis com todas as nuances do produto que vão vender como valorizados pela empresa.

Quando a sua equipe não conhece bem aquilo que vende, por exemplo, perde oportunidades de oferecer soluções que estejam alinhadas com as necessidades do cliente, o que abre espaço para que ele vá buscar aquilo que precisa na concorrência.

Além disso, colaboradores que não sentem que fazem parte de um time e que seu trabalho é fundamental para obtenção dos resultados do negócio tendem a trabalhar com menor motivação, o que se reflete imediatamente no desempenho de vendas da sua empresa.

 

Gostou das nossas dicas de como otimizar o seu tempo e o da sua equipe quanto o assunto são vendas externas? Então converse agora mesmo com um consultor Velis e descubra como podemos ajudar seu negócio a dar um salto de desempenho!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.