Você já pode ter ouvido sobre Sell In e Sell Out, termos muito utilizados principalmente em Trade Marketing. O objetivo deste artigo é explicar o que é e, além disso, trazer exemplos práticos de como utilizar estes processos para te ajudar a vender mais. Estes são conceitos muito importantes no varejo e na distribuição e que necessariamente você precisa conhecer.
Sell In e Sell Out são termos utilizados no contexto de distribuição e vendas. O Sell In representa as vendas feitas pelos fornecedores para os distribuidores, enquanto o Sell Out representa as vendas realizadas pelos distribuidores aos consumidores finais. Monitorar esses indicadores é crucial para garantir o controle do estoque, a eficiência da cadeia de suprimentos e o sucesso da distribuidora.
O conceito Sell In ou Vendas Dentro, utilizando a tradução literal, refere-se às vendas que ocorrem dentro da cadeia de Distribuição entre as Empresas, ou seja, do fabricante para o distribuidor e do distribuidor para o varejo ou lojista. Ou mesmo do Fabricante ou importador direto para o lojista, mas sempre entre empresas B2B (Business to Business), antes de ser realizada para o consumidor final.
Já o conceito Sell Out ou Vendas Fora são as vendas para o consumidor final e que acontecem fora da cadeia de distribuição B2B (business to business). Pode ser considerado, também, a sequência da venda Sell In, ou seja, é a venda do produto ao consumidor final, sem intermediação de outra empresa, ou também conhecida como venda B2C (Business to Customer).
Tenha foco no cliente final. Para que as vendas Sell In aconteçam bem o Sell Out precisa estar azeitado. Mesmo no Sell in é importante conhecer o comportamento do consumidor final, criar formas de fidelizar este cliente em parceria com o seller (varejo) é uma grande estratégia de parceria e forma de acompanhar este crescimento.
Treine o seu time de vendas para saber expor bem o seu produto nas lojas e no varejista, ofereça produtos para serem sorteados pelo lojista ou utilizados em marketing que atraia o consumidor.
E por último, utilize a tecnologia para medir resultados e garantir a produtividade. O seu time de vendas precisa estar focado em cuidar do Cliente e trazer as informações para dentro da empresa, e para isso você precisa automatizar os processos e ter um CRM focado nesta dor.
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